domingo, 25 de maio de 2008

Justiça divina

32.
- Reparai que tudo aquilo que lhe vou relatar ninguém ainda sabe ou suspeita. Eu próprio me questiono acerca da validade destas minhas conjecturas, pois quase loucas me parecem. Todas as minhas desconfianças e a interpretação dos factos que tenho observado, as leituras de secretos documentos que me foram fornecidos, colocam-me no caminho dessas deduções. Receio que a nossa ordem dos Templários tenha neste momento fortíssimas oposições a nascer no seio da própria igreja cristã. Reis e outros poderosos senhores da igreja não têm visto com agrado o crescimento em organização, força e influências diversas que têm acompanhado a nossa ordem Templária. Invejas e insensatos receios começaram a florescer de todos os cantos da Europa, tendo agora aqui também chegado. Faz doze anos que Afonso VIII de Castela foi derrotado na batalha de Alarcos pelo califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur. Aconteceu, porém, que Afonso IX de Leão, sobrinho do nosso Rei Dom Sancho I, nunca perdoou a Afonso VIII de Castela por este não ter aguardado pelas tropas que vinham em seu auxílio. O califa deu-se ao luxo de negociar inclusivamente secreta aliança com Afonso IX. Todo o sul da Península sofreu com o resultado dessa batalha. O rei Afonso IX de Leão ganharia ainda maior irritação com a mão severa do papa Inocêncio III, por este ter anulado o seu primeiro casamento com Teresa Sanches, filha de nosso Rei Dom Sancho, por consanguinidade. Diz-se que o papa se encontra novamente com sérios propósitos em anular este novo casamento do rei Afonso IX de Leão com Berengária, a filha de Afonso VIII de Castela, novamente pelos mesmos motivos. Afonso VIII, para aplacar a irritação de Afonso IX de Leão, resolveu assim selar com o casamento perfeito esta união das duas coroas. Não contente com este pacto e a secreta esperança de fazer alargar o seu domínio para sul e Oeste, é este Rei minado por forte espírito de conquista. Sabemos que nada o deterá nos seus propósitos. Possui, segundo fontes nossas bastante fidedignas, secretos aliados que se julga serem provenientes dessa sábia aliança com Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur. Passam também por acomodar e adaptar às suas necessidades de expansão e domínio territorial todo o tipo de mercenários assassinos que o ajudem nesse propósito. A sua inteligência e perspicácia são inigualáveis. Só encontram rival na sua imensa ambição.
.

Sem comentários: