quarta-feira, 21 de maio de 2008

Pela floresta dentro


30.
A súbita fuga para o interior da floresta dera o avanço necessário ao grupo de Sabiano Raimundo. Os Templários tinham-lhes perdido o alcance. Foi lenta a descoberta de pistas no meio daquelas frondosas sombras. Procurava-se avançar em silêncio, desejava-se acção furtiva não fossem os perseguidos dar conta de nossos propósitos.
- Calma! Parai! Necessitamos de encontrar um lugar seguro para passarmos a noite. O caminho que aquele grupo segue não nos dá indicação contrária às nossas suspeições. Procuram os caminhos de santos lugares. Farejam por lá as suas vítimas como cães danados. Nesta direcção por eles tomada fica lugar de Ferreira, onde sabemos estar a ser construído mosteiro por arquitectos vindos de Zamora e tantos outros monges operários de ofícios civis. Se for já grande o seu avanço, tanto mais triste será sua sorte! Temos de correr a avisar aqueles que por lá a vida do Senhor elevam em grandiosidade tamanha.
Meu senhor Fernando Dias, de entre os seus cavaleiros, escolheu três dos mais nobres que nas mais rápidas e fortes montadas seguiram pela escura noite com destino a Ferreira.
Que não saia já tarde este aviso!
.

Sem comentários: